Será que pessoas que acordam cedo são mais felizes que as que ficam na cama até mais tarde?
Alguns estudos revelam insights fascinantes sobre os hábitos matutinos e seu impacto na nossa satisfação pessoal.
Pesquisas têm demonstrado que os madrugadores desfrutam de níveis mais elevados de felicidade em comparação com aqueles que preferem ficar na cama até mais tarde.
Por exemplo, um estudo da Universidade Dokuz Eylul, na Turquia, revelou que indivíduos que se identificaram como madrugadores obtiveram pontuações mais altas em avaliações de felicidade.
Os números não mentem: 26,6% dos entrevistados que se identificaram como noturnos relataram níveis mais baixos de felicidade, em contraste com apenas 6,7% no grupo de madrugadores.
Além disso, a Associação Americana de Psicologia também destacou essa conexão entre as manhãs e a felicidade, especialmente entre os idosos.
Acordar cedo faz bem para a saúde mental
Segundo estudo realizado na Universidade de Leipzig (Alemanha), pessoas que acordam cedo também se deparam com uma maior satisfação com a vida, além de uma redução da vulnerabilidade a problemas de saúde mental.
Com isso, o alerta das pesquisas é que o público noturno tem maior probabilidade de apresentar sintomas de depressão, transtorno afetivo sazonal e até mesmo problemas de abuso de substâncias.
Em 2021, um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade do Colorado em Boulder, Harvard e MIT mostrou que acordar mais cedo pode reduzir o risco de depressão em 23%.
Os pesquisadores examinaram na ocasião os dados genéticos de mais de 800 mil pessoas.
Dentre elas, 85 mil usavam rastreadores de sono, e 250 mil preencheram pesquisas de preferência de sono, identificando-se como pessoas matinais.
Ansiedade matinal
Em contrapartida, alguns especialistas notaram pacientes com relatos de manhãs regadas a sentimentos ansiosos.
Os pesquisadores tentaram entender a razão por trás desse comportamento.
Assim, alguns estudos apontaram as possíveis relações entre o período matutino e essas sensações.
Parte da ansiedade pode ser atribuída ao cortisol, cujos níveis são mais elevados quando você acorda.
O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais e sua função é ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações e contribuir para o funcionamento do sistema imune.
Segundo estudo publicado na National Library of Medicine, os níveis de cortisol sérico são mais elevados pela manhã, por ser parte da inicialização do cérebro.
Então, se alguém vem passando por uma situação estressante, o nível de cortisol tende a atingir um pico ainda mais alto para quem acorda cedo.
MJornal é a sua dose diária de informação e inspiração. Fique por dentro do que realmente importa, com conteúdo que vai direto ao ponto.