Você já pensou em criar uma rotina de autocuidado? Isso pode ser uma excelente ideia! Afinal, pequenos rituais diários podem transformar o seu dia sem que precisar mudar sua rotina completamente.
O primeiro passo é estar no momento presente e atento aos sinais. Isso faz com que você possa criar momentos que promovam o seu equilíbrio físico, mental e emocional.
Para ajudar você, preparamos alguns exemplos e dicas de como criar o seu ritual de autocuidado diário. São ações simples que você pode adicionar à sua rotina sem problemas.
O que é autocuidado?
Autocuidado significa cuidar de si mesmo, tanto física quanto emocionalmente.
Isso pode incluir atividades como manter uma dieta saudável, fazer exercícios regularmente, gerenciar o estresse, dormir o suficiente, cuidar da saúde mental, dentre outros exemplos.
O objetivo é cuidar de si mesmo para alcançar e manter um bom bem-estar físico, mental e emocional.
Mas é preciso saber se ouvir para poder reconhecer e então atender ao que o corpo, a mente e o coração pedem. E isso pode ser feito incluindo no dia a dia pequenas atitudes a seu próprio favor.
O que é um ritual de autocuidado?
Um ritual de autocuidado é uma estratégia de autocuidado para atender às necessidades que o seu corpo, a sua mente e o seu coração pedem, mas que você nem sempre percebe por estar no modo “automático” da rotina.
Alguns exemplos de rituais para começar o dia são:
- Ao amanhecer, ao invés de sair da cama no último toque do soneca de seu despertador, crie uma pequena rotina matinal.
- Criar um ritual de gratidão quando acordar, pois isso muda o foco dos problemas que você terá de enfrentar ao longo do dia para aquilo que você tem de bom a agradecer.
- A prática de exercícios físicos também pode fazer parte de uma rotina mais leve quando você escolhe algo que é divertido e prazeroso para si.
Em suma, é incluir a prática do autocuidado na sua rotina.
Dicas para criar seu ritual de autocuidado diário
Criar um ritual de autocuidado é simples e você pode fazer isso sem seguir uma lista gigante de atividades ou copiar outras pessoas.
O importante é lembrar que suas atividades de rotina podem ser feitas com mais leveza quando você desfruta o momento presente ao invés de realizar no automático as atividades para suprir as necessidades fisiológicas.
Alguns exemplos de coisas simples que podem ser transformadoras são:
- Comer e tomar banho podem ser atividades muito agradáveis se colocarmos música e desfrutarmos de cada garfada ou gota de água que cai sobre o corpo.
- Criar pausas para respirar durante a rotina de trabalho.
- Escrever sobre seus sentimentos e pensamentos nos momentos de dificuldade.
- Falar com as pessoas que você ama ao longo do dia.
- Ver um filme ou uma série depois do jantar.
- Abaixar a luz, colocar música mais calma e fazer um escalda pés antes de dormir.
- Ler bons livros, que te trazem paz, principalmente à noite.
Independente de quais rituais você cria, o mais importante é viver cada momento como se fosse único.
Isso até pode parecer clichê, mas é uma atitude que demanda pouco esforço e que traz muitos benefícios para o seu bem-estar e sua vida.
Ou seja, se permita realizar suas tarefas diárias com mais amor e leveza.
Busque o autoconhecimento para ajudar você na prática dos seus rituais. E lembre-se: estar presente em cada atividade diária é o que fará a diferença na sua rotina.
MJornal é a sua dose diária de informação e inspiração. Fique por dentro do que realmente importa, com conteúdo que vai direto ao ponto.