Brasileiro é destaque em prêmio internacional de mangá

Pedro Cunha desenhando

Pedro Cunha, brasileiro que reside em Portugal, conquistou o segundo lugar no prêmio International Comic Manga Schools Contest 2021 com a obra “Coffee Break“.

O mangá tem 15 páginas e conta a história de Enzo, que preocupado com o bem-estar de seu irmão que está sempre atarefado o convida a fazer uma pausa para um café.

A história foi inspirada em sua experiência pessoal e no mangá de um artista ilustrador japonês chamado Taracod.

Trabalho bem recebido pelos críticos da competição

Avaliado por criadores profissionais, o trabalho se destacou entre os mais de 1.554 títulos participantes de 1.245 escolas em 85 países e regiões.

A maneira como o irmão mais novo, que estava tão animado para falar sobre seu próprio trabalho, se acovardou quando uma terceira pessoa apareceu era tão realista que se podia entender a personalidade de um único personagem em um único olhar. O autor parece alguém que tem um olho afiado para observação.

Shogakukan

Das expressões faciais dos personagens aos conjuntos, a atenção aos detalhes é séria e bem trabalhada. Os pensamentos e sentimentos dos personagens são habilmente incorporados à história, e foi uma leitura satisfatória.

Shueisha
Coffee Break do Hypnodrama
Fiel ao estilo oriental, Pedro Cunha utiliza intensamente a noção de movimento e onomatopeias, que oferece uma dinâmica viva e ágil aos desenhos.

Planos para o futuro

O sonho do brasileiro era trilhar os caminhos da animação, curso que escolheu para faculdade. Mas a oportunidade de aprimorar suas habilidades em um curso de três anos no Japão, o “Clip Studio Paint”, pode abrir vários caminhos da arte oriental.

Em seu estúdio Hypnodrama, Pedro possui dois títulos de mangás publicados online: “Besta Negra” e “O Glosling“.

Desenhei a primeira HQ em 2015. Estou na faculdade para fazer animação, pois já há alguns anos tenho um interesse nesse segmento almejando ter a minha própria série, porém, com o tempo, acabei por mover mais para o lado do mangá e da banda desenhada“, comenta Pedro.

O jovem artista agora pretende se dedicar mais aos cursos e aprimorar os seus talentos. Além disso, deseja avançar no restrito mercado de mangás e se dedicar às histórias em quadrinhos, que em Portugal são intituladas como banda desenhada (BD).

Panorama do International Comic Manga Schools Contest 2021

O International Comic Manga Schools Contest 2021, organizado pela Celsys, Inc., atraiu participantes de todo o mundo, com mais de 1.500 quadrinhos e ilustrações submetidos por estudantes de 1.245 escolas de 85 países e regiões.

Este concurso é uma plataforma reconhecida para talentos emergentes no mundo dos quadrinhos e ilustrações, oferecendo uma oportunidade para os participantes serem avaliados por profissionais e receberem críticas construtivas.

O tema deste ano, “Admiração”, permitiu uma ampla interpretação criativa, resultando em uma variedade impressionante de estilos e narrativas.

Os prêmios foram divididos em várias categorias, incluindo Mangá, Webtoon, Bande Dessinée, Ilustração e Storyboard.

Além do prestígio e reconhecimento, os vencedores também receberam prêmios em dinheiro, software de criação digital e tablets de desenho, ampliando suas ferramentas para desenvolvimento contínuo​.

A importância dos concursos internacionais para os novos artistas

Participar de concursos internacionais como o International Comic Manga Schools Contest 2021 é uma oportunidade valiosa para artistas emergentes, como Pedro Cunha, ganharem visibilidade e reconhecimento global.

Além do feedback detalhado dos jurados, que pode ser crucial para o aprimoramento técnico e narrativo, os concursos também servem como um trampolim para estabelecer contatos na indústria.

Em muitos casos, participantes têm a chance de colaborar com patrocinadores que oferecem oportunidades para publicar seus trabalhos, ampliando assim suas carreiras.

Por exemplo, no concurso de 2021, 18 participantes receberam ofertas de publicação de seus trabalhos, o que demonstra o impacto significativo que tais competições podem ter na trajetória de um jovem artista.

Essa exposição pode ser especialmente valiosa para aqueles que desejam expandir seus horizontes além de suas fronteiras nacionais e culturais​.